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Pós-Venda: como fazer de modo correta e eficaz? Conservar o ritmo de vendas. Em qualquer tempo e ambiente, este é o maior objetivo de uma corporação, independente da tua área de atuação ou de teu público-alvo. Diferenciais, hoje, são exigidos com bem mais regularidade, porque, além de trazer compradores pro negócio, são, assim como, os responsáveis por fidelizar um freguês. Doar um ótima item, com um valor íntegro e através de um atendimento de particularidade neste instante é, considerado, como exigência mínima por esse campo. Sendo assim é preciso destinar-se além e investir muito mais pra se obter um bom efeito! O pós-venda, além de ser um dos principais responsáveis por reter o cliente em sua tabela de freguêses atualizada, surgiu exatamente como o diferencial que as empresas buscavam pra se relevar nos negócios. No entanto o que é, para qual propósito serve e como fazer o pós-venda de modo correta e eficaz? Comprador contente gera lucro pra organização!


Baseando-se deste início, o pós-venda prioriza, acima de tudo, a retenção do consumidor, que já conhece, compra na loja ou adquiriu instituído serviço oferecido na organização. Você sabia que reter um cliente é bem mais barato do que atrair um novo pra teu estabelecimento? Estima-se que o gasto com a retenção seja 70% pequeno do que o gasto para trazer um novo freguês! Daí a importância em se trabalhar bem este conceito.


E do mesmo jeito em muitas novas áreas administrativas e estratégicas, o pós-venda passou por diversas adaptações e melhorias antes de comparecer ao conceito que conhecemos hoje. Antigamente, entendia-se, só, que esse era o setor da empresa responsável por proporcionar a felicidade do consumidor por meio de um contato posterior à finalização da venda. Hoje, já sabemos que o conceito de pós-venda vai muito mais além.


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Garante, inclusive, a eficiência pela redução do churn, que é a taxa de cancelamento de compradores que uma empresa observa em determinado período. Os investimentos em pós-venda contribuem pra que essa perda de freguêses diminua expressivamente devido às boas práticas de fidelização. Se acordada organização iniciou 2016 com 100 freguêses, é prioridade que ela termine o ano com, no mínimo, noventa e três deles, sendo que nessa tabulação de resultados não se tem que introduzir nenhum dos novos clientes que surjam durante o tempo analisado. Conclui-se, dessa forma, que é aceitável que a empresa perca de 5 a 7% dos compradores que neste instante possuía durante o novo ano.


Assim, o pós-venda vem sendo uma das estratégias mais importantes dentro do negócio, com resultados visíveis prontamente a médio prazo. Resumindo, o pós-venda é interpretado como uma enorme chance que, se aproveitada, resulta pela retenção de compradores, redução de churn e recebimento de novos compradores, que procuram a organização devido as recomendações recebidas. Transportar sucesso pra vida do freguês, garante o sucesso para a empresa!


Todavia, o que é transmitir sucesso para o comprador? A organização deve focar no sucesso do teu consumidor para elevar tua satisfação e fidelizá-lo! Carrega, em, si a lógica de que o freguês, por ser o ligeiro mais precioso dentro da corporação, necessita ganhar total atenção em seu tratamento, com todos os possíveis cuidados em seu atendimento e acompanhamento.


1- O profissional que atua na área de pós-venda é muito conhecedor do item e do negócio e, desigual de antigamente, não é um mero funcionário contratado apenas pra fazer ligações robóticas em um call center. É um gerente de área que favorece, muito, com a aplicabilidade do produto pela vida do cliente.


2- Existe um acompanhamento de todas as etapas por um profissional da organização. Desde a implementação, instalação e uso, o consumidor está acompanhado de quem garantirá o sucesso nos resultados obtidos. Dessa forma, não há espera por erros antes de agir! O suporte imediatamente é dado previamente, desenvolvendo um encantamento pro freguês. 3- A todo o momento agir proativamente!